quinta-feira, novembro 09, 2006

Paz ou Liberdade

Acordei tarde. O céu com o sol a brilhar, cegando-me os olhos. Estava uma manhã linda, diferente das outras, pensei talvez nao ter acordado no meu mundo…Após um cappuccino, desci até à rua. Deserta, silenciosa, hoje o dia estava diferente…Comprei o jornal local. Após ler que tudo estava na mesma, tive a sorte ou o azar de ver duas pessoas de idade, a discutir a "treta" do governo actual. Falavam de Orçamentos, e da prestação melhor ou pior deste e daquele…
Falaram depois em liberdade, em pós 25 de Abril, no bom, no mau, e até no vilão…
Parecia que após tanto tempo, a liberdade finalmente tinha chegado mas a paz se tinha ido... Teremos nós paz e não a liberdade? Ou teremos a liberdade e não a paz? Parecia que ambas não poderiam co-existir. Atento e humilde, permaneci calado, no meu canto de ignorância. Humilde em tamanho domínio, com tão ilustres professores.Com a paz, estaremos mais seguros. Mas com menos liberdade. A paz traz vigilância, controle e sempre alguém por cima de nós. A paz seria calar, e continuar com a nossa vida diária…

A liberdade, traria a euforia, o dizer das coisas como elas são, e por conseguinte “acordaria" e levantaria outras vozes. A liberdade é prejudicial para quem nos governa e manipula…Certo de ter aprendido e concordado, ainda tive a elegante e ilusória pretensão de que oque tivera ouvido fosse possível de ser contrariado.

Já algures por Celas, ouvindo um grupo de amigos "canta-dores" vi o quão errado eu estava…O grupo, formado por muitos jovens, estava a cantarolar cantigas e fados. Tudo muito certinho, uma paz enorme... até que algo as fez parar. Uma careta de alguém, um suspirar...Aparentemente, alguém achava outro alguém menos merecedor de ali estar…Como?? Pensei eu… Pensei eu e melhor alguém o disse....Vozes se levantaram e contestaram. Para surpresa geral, as amigas Verdade e Honestidade falaram. Mas a Mentira e a Falsidade logo as calaram. Fez-se silêncio. Alguém aguardava pelo "Magister", também às vezes visto como Justiça... Mas este também se calou, num acto de preservar a paz. Silenciando a Verdade e a Honestidade... Calando a Liberdade…Fiquei triste e sem palavras. Certo que nada disse, tudo registei.Numa vida, em que somos reflexo dos nossos actos, e julgados perante todos, segundo o que fazemos ou não fazemos...

Alí, se mostrou a verdade dos dois velhotes da manhã. Liberdade ou Paz. As duas não podem co-existir enquanto não houver homens de integridade e coragem...Enquanto reinar o silêncio (dos inocentes e do Bem) nunca teremos a Liberdade. E a Paz, será apenas tão aparente, como a amizade dos jovens que vi cantar....

Tomás
Imagem: Direitos Reservados